terça-feira, 22 de março de 2011

BRINCADEIRA DE CRIANÇA.

          Revendo mais uma vez o tempo de minha infância morando nesta rua que ainda moro, depois das festas que aconteciam na minha cidade, nós crianças formavámos um pastoril, espelhados no pastoril de seu Zé de Lú de quem já falei anteriormente. Respeite o palhaço do nosso pastoril, Manoel de seu Justino, irmão de seu José Olavo, que era nosso vizinho. Começou a passar na minha mente aquela filmagem de nossas brincadeiras:  eu,Ivete de seu Antenor e suas irmãs: Ivone e Dedinho, Luzia de Dona Moça Pilinca, que era uma menina vinda lá do Umarí que dona Moça adotou, e Manoel de seu Justino que morava na fazenda Paraiso, mas passava a semana na casa do seu irmão para estudar na escola Jacumúma, a única de nossa cidade, naquela época. Manoel era o imitador de Pitombeira que era o palhaço do Pastoril de seu Zé de Lú, e nós, claro, imítávamos as mais belas pastoras que eram tantas mas vou citar algumas: Morena de Severa, Adélia de D.Zefa de Passo, Liete de Luiz Pedro, Fiinha e outras.E pensando em tudo, e revendo como era bom ser criança na minha antiga Arez, criei estes versos que denominei de:
                                                                                                         
                                       


Quando criança eu me lembro muito bem,
Brincando de pastoril e de roda na calçada,
Eu, Luzia, Ivete, Ivone e Manoel de seu Justino,
Todos felizes, até parece que o tempo não passava.

Naquele tempo, criança era criança,
Brincadeiras de labotica e bandeirinha,
Tinha a berlinda boca-de-forno e outras mais,
Academia que hoje é amarelinha.

Hoje vejo tudo diferente,
As crianças no meio das ruas até altas horas,
Me preocupo, me passa o sono, e as vezes choro,
Choro de dó dessas crianças, do seu futuro,
Eu ofereço, eles não querem,
Mais só JESUS, é o seguro.

23 horas e trinta minutos.14.11.2003
Marluce Aires da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário